domingo, 22 de junho de 2008

O FITAFloripa veio pra ficar

Na sua segunda edição, mais de quinze mil pessoas prestigiaram o festival. Na rua ou no teatro, crianças, jovens, adultos e idosos marcaram presença nos 21 espetáculos, 50 apresentações, em diferentes horários, nos cinco dias de evento.


Oficinas, exposições e mesas de debate complementaram a programação, trazendo especialistas no assunto para discutir e fomentar o teatro de animação. Grupos de todo Brasil e diferentes partes do mundo estiveram presentes, expressando suas artes e mantendo viva umas das tradições mais antigas do mundo.



Segundo o diretor e manipulador Guilherme Peixoto, antes mesmo do teatro com humanos, o homem já venerava tótens e figuras, se projetando e se identificando com essas formas inanimadas. Para ele, isso contribui com o misticismo e magia atribuídas à esta linguagem até hoje.




O festival foi um convite às pessoas a entregarem-se ao universo de magia dos bonecos, resgatando a criança que existe em cada um. Domínio de técnicas, linguagens complexas e o alto nível das peças não subestimaram as crianças, que assistiram atentas e mergulharam nos distintos pequenos mundos de fantasia.

Nenhum comentário: