sexta-feira, 20 de junho de 2008

Alegria e reflexão no palco


foto Cristiano Prim
El Chonchón e Teatro Portátil movimentaram a UFSC

A tarde foi de muita alegria e reflexão na UFSC. No teatro, a companhia de integrantes chilenos e argentinos, El Chonchón Teatro de Muñecos, com Los Bufos De La Matiné, com sua critica social, lotou a sala. No Centro de Eventos, 2 Números, do grupo carioca Teatro Portátil, apreendeu a atenção das crianças de escolas com seu teatro de animação mudo.
Com duração de 55 minutos, El Chonchón homenageou cômicos do cinema mudo (Carlitos, Chaplin e o Gordo e o Magro) e o comediante mexicano Cantinflas, os personificando através de bonecos de luvas. O humor e a ternura são as essências do espetáculo, que acontece em quatro cenas, sendo a última uma obra faladaculo, que acontece em quatro cenas, sendo a gentino,.
O manipulador de bonecos Miguel Oyarzun conta que os comentários sobre o cotidiano surgem espontaneamente no meio do roteiro, porque se trata da vivência dos bonequeiros. “Nesse espetáculo foi uma sátira aos políticos que se dizem pacifistas, mas beneficiam a guerra”, comentou.
O espetáculo 2 Números teve como público crianças do ensino infantil e fundamental, que significaram o conjunto de formas feitos a partir de um fio, movimentos e sons. Logo no primeiro minuto do espetáculo, a metáfora dos mistérios que envolvem a presença do homem no mundo levou o público ao silêncio, deixando de lado a agitação comum aos pequenos. Usando máscaras, os personagens e bonequeiros interagem com o boneco, e ambos intertuaram com as crianças, que a cada forma identificada falavam em alto e bom tom seu palpite. “Essa é uma pipa”, opinaram.
A professora da escola Autonomia, que acompanhava junto com mais três professoras 60 alunos entre três e seis anos, confirma o envolvimento das crianças, e fala da importância da realização de um festival que possibilite os estudantes terem contato com um teatro que exige mais deles, e não crie mitos do bem o do mal. “Não é uma história que eles já conhecem o fim e tenha mitos como o a Branca de Neve e os Três Porquinhos, por exemplo”, disse.


Nenhum comentário: