quinta-feira, 19 de junho de 2008


Exposições reúnem mais de 600 pessoas no segundo dia de Festival


As exposições do II Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis (Fitafloripa) estão movimentando o Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Só ontem (19/06), cerca de 600 pessoas, entre crianças e adultos, visitaram a exposição “Brinquedo, Brincadeira”, da bonequeira e colecionadora carioca Magda Modesto e “Wajang: Teatro de Bonecos da Indonésia”, da arte educadora mineira Conceição Rosière.
A “Brinquedo e Brincadeira” conta com 70 bonecos e tem como tema os espetáculos de tradição popular do nordeste brasileiro. Com rica dramaturgia de tradição oral, essas “brincadeiras” - cuja temática se desenvolve como uma crônica da comunidade, costumes e até obscenidades - se apresentam como um verdadeiro “Cordel Cênico”. Colchas de retalhos configuram cenário das diferentes “passagens” (quadros) de diversos personagens.
A Wajang tem 24 títeres, que convidam o visitante a uma viagem ao continente composto pelo maior arquipélago do mundo. Rico em detalhes, as silhuetas garantem sombras surpreendentes. No ambiente da exposição, dez pôsteres informativos sobre os costumes, religião, artes, situação geográfica e bonecos do teatro de sombras, suas técnicas de manipulação e influência religiosa levam o público ao encontro da cultura de Bali e Java. A música da orquestra Gamelan, que originalmente acompanha as cerimônias religiosas, e a decoração com flores, incenso e cereais, adornados em cestarias, tais como as ofertadas aos deuses na Indonésia, completam o ambiente propício a uma viagem cultural.
Depois de vivenciar dois mundos distintos, mas igualmente fascinante, a supervisora de ensino do Colégio da UFSC, que acompanhou a turma de crianças do ciclo de alfabetização II, com idade média de oito anos, diz estar satisfeita com o resultado da visita às exposições. “Eles interagiram o tempo todos com os bonecos, foi visível”, disse Lisia Sotero.

Nenhum comentário: